segunda-feira, 19 de março de 2012

Help! - Bye bye pêlos indesejados

Este post é para as meninas que estão com vontade de fazer depilação a laser, porém não sabem muito sobre o assunto. Por isso, resolvi pesquisar um pouco e tentar tirar algumas dúvidas.
Sempre que se fala em depilação a laser, a galera já pensa que nunca mais vai ter pêlos.. doce ilusão! Ao contrário do que parece e do que se acredita essa não é uma técnica que extermina os pelos para sempre. Esse procedimento elimina cerca de 30% dos pelos a cada sessão e é capaz de bloquear o crescimento de até 80% deles até o final do tratamento e os 20% de pelos restantes nascem mais finos e espaçados.A durabilidade desse bloqueio no crescimento dos pelos é muito individual, mas os resultados podem permanecer de dois a cinco anos. Áreas como virilha e axila, que têm pelos mais grossos e escuros, respondem melhor ao método, o que pode abreviar o tempo de duração do tratamento para 3 sessões. Em outros lugares como pernas e face a previsão é de 5 sessões.




Como age? Quais são os riscos?
O mecanismo de ação da depilação a laser é simples, porém delicado, e pode ter consequências como manchas e queimaduras. Quando a luz do laser atinge o pêlo, ela gera uma energia aquecida que o destrói, quando esse aquecimento atinge as células da raiz, o pêlo não volta a crescer. Essa energia é atraída pela melanina do pêlo. Na prática isso significa que os pêlos mais claros têm menos melanina e respondem menos ao método, já os mais escuros absorvem mais a luz do laser. Portanto nos fios grossos e escuros o tratamento é mais eficaz.
Por outro lado, justamente por conta dessa questão de que o laser é atraído pela melanina, peles bronzeadas, morenas e negras devem ser tratadas com muito critério porque a chance de ter queimaduras e manchas é maior. Nesses casos, a melanina da pele se confunde com a do pelo e isso pode provocar manchas escurecidas. Mas isso é facilmente controlado com a potência da emissão de luz, que deve ser mais baixa, o que pode aumentar o número de sessões durante um tratamento. Essa queimadura pode resultar em bolhas, manchas, vermelhidão, cascas, mancha escura ou mancha clara. Mas um bom profissional consegue reduzir bastante a chance disso acontecer.

Sensação Física
Na hora do contato do laser com a pele o que se sente é uma leve queimação. À medida que se aumenta a potência do laser fica mais dolorido. Não chega a ser insuportável, é um desconforto, como acontece com as depilações com cera quente e fria. Os melhores equipamentos para depilação são os mais dolorosos. Para se obter uma depilação eficaz a raiz do pelo precisa ser aquecida a uma temperatura mínima de 60ºC e isso causa dor. Para minimizar esse desconforto alguns fabricantes desenvolveram soluções anestésicas como anestésicos tópicos, gelo em forma de rolos, criogênio em spray e equipamentos de crioterapia. O mais usado é o anestésico tópico, que deve ser aplicado 30 minutos antes da sessão.



E depois?
No período pós-procedimento normalmente não há dor, mas é comum a pele ficar vermelha e em alguns casos, irritada, principalmente nas pessoas mais sensíveis. Mas essa sensação desaparece depois de algumas horas e pode ser amenizada com a aplicação de água termal e cremes à base de corticoides ou calamina na região tratada, para acalmar.

Posso pegar sol?
São muitos os motivos que fazem do sol um vilão, quando o assunto é depilação a laser. O mais clássico é a questão da pigmentação – a melanina das peles bronzeadas atrai a luz do laser e isso pode prejudicar o processo natural, em que a energia atinge pontualmente a raiz do pelo, comprometendo o sucesso do tratamento e provocando manchas. O ideal é não se expor ao sol duas semanas antes da sessão e até três semanas depois, pois o sol é extremamente prejudicial para a cicatrização da pele.

Bom, esses são os prós e contras agora a decisão é de vocês. Espero ter ajudado.
Beijinhos, Pri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário